Contra Chama Comércio de Extintores e Equipamentos LTDA.

Prevenção nas empresas

Nunca guarde estopas ou trapos em que tenham sido aplicados produtos inflamáveis como ceras, óleo, gasolina, entre outros.

Mantenha um lixeiro próprio para o descarte das estopas em que foram usados produtos inflamáveis. O descarte em qualquer lixeiro pode possibilitar que qualquer ponta de cigarro gere um foco de incêndio, ou até mesmo uma explosão dentro da empresa.

Nunca obstrua os corredores de evacuação da área e as próprias saídas de emergência: isto pode custar muitas vidas em caso de incêndio.

Prevenção no carro

- O seu extintor de incêndio deve estar sempre próximo de seu alcance. Procure familiarizar-se com ele, retirá-lo do suporte, verificar se o seu indicador de pressão está na faixa verde, o que indica que ele está pressurizado, verificar sua data de validade, encaixá-lo de volta ao suporte.

- Atente-se para que o lacre do seu extintor veicular não esteja violado: caso isto ocorra, a autoridade policial poderá aplicar a penalidade de multa.

- Verifique se o extintor de incêndio possui o selo verde da marca de conformidade do INMETRO.

- Faça a revisão periódica das mangueiras de distribuição do combustível.

- Quando instalar sons e acessórios elétricos no carro, procure utilizar ou certificar-se da utilização de fios adequados e de seu adequado isolamento.

- Extintores de incêndio veiculares originais de fábrica têm garantia de três anos dada pelo fabricante.

- Não acione seu extintor para testar seu funcionamento. Com o acionamento, ainda que pequeno, ocorre gradualmente sua despressurização, o que comprometerá seu funcionamento no momento em que ele for necessário.

Como proceder em um princípio de incêndio no seu carro:

- Fumaça branca e sem cheiro não representa risco de incêndio, no entanto, fumaça escura e com cheiro, é princípio de incêndio, portanto, estacione o carro urgentemente em local aberto, se for possível, e retire do carro todos os ocupantes.

- Mantenha a calma sabendo que nos carros mais atuais o motor fica distante do tanque de combustível.

- Retire calmamente o extintor de incêndio do suporte, rompa o lacre, destrave a válvula, e abra o capô somente o suficiente para encaixar o bico da válvula, de forma que possa lançar o pó químico para dentro do motor, evitando, no entanto, que o motor seja invadido de oxigênio, o que alimentaria o fogo.

- O oxigênio alimenta o fogo. Por isso, em caso de incêndio, o correto é abafar o fogo e não deixar entrar ar no local.

- Mantenha sempre o extintor na posição em pé, pois se ele ficar na horizontal, só será liberada a pressão, sem o pó químico, que é o agente responsável pela extinção do fogo.

- Direcione o jato do extintor diretamente para a base do fogo, levantando cuidadosamente o capô, e movimentando o jato para esquerda e direita, cobrindo a área afetada.

- Assegure-se de que não há mais fogo.

 

 


Avançar »


Clientes

  • Termotécnica
  • Amanco
  • BB
  • Zanotti
  • Univille
  • Renaux
  • Wetzel
  • Porto Nave
  • O Boticário
  • Tupy
  • Karsten
  • Hospital Dona Helena
Veja todos
Contra Chama Comércio de Extintores e Equipamentos LTDA. -
Contra Chama Comércio de Extintores e Equipamentos LTDA.
Rua São Paulo, 3376 - Bairro Floresta
Joinville , SC , 89211-700 Brasil
(47) 3436 2068

contrachama@contrachama.com.br
Logomarca TWC Comunicação